Câmara de Cultura de São Bernardo

Câmara de Cultura de São Bernardo, também conhecida como a Casa Amarela da Marechal, completou 10 anos no dia 5 de setembro de 2007. Para comemorar, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, programou diversas atividades durante o mês de setembro. 

História

A Câmara de Cultura foi construída no século XIX - provavelmente em 1890, por José D’Angelo. Tombada pelo Conselho Municipal de Patrimônio Artístico, Histórico e Cultural de São Bernardo, em 1987, é um dos últimos prédios que resistiu às transformações políticas, revoluções e especulação imobiliária desde a sua construção.

Abrigou a primeira Câmara Legislativa Municipal em 1892, quando São Bernardo ainda envolvia todo o ABC; Foi o gabinete dos prefeitos Wallace Simonsen, Tereza Delta e José Fornari. Funcionou também como Casa dos Esportes, Agência dos Correios e Telégrafos, entre outras destinações. Em 1997, a Prefeitura recuperou o espaço devolvendo-o à população como Câmara de Cultura para atividades como shows ao ar livre, exposições temáticas, oficinas teatrais entre outras ações culturais.

A reinauguração ocorreu no dia 5 de setembro de 1997, com o show dos Demônios da Garoa. Em setembro de 1998, a casa foi denominada como Câmara de Cultura Antonino Assumpção. 

O espaço também já recebeu nomes consagrados da música brasileira, que se apresentaram gratuitamente na Câmara de Cultura dentro do projeto Sextas Musicais, como Tom Zé, Vânia Bastos, Maria Alcina, Tetê Espíndola, Alaíde Costa, Ná Ozzetti, Bocato, entre outros.

Câmara de Cultura 
Rua Deodoro, 1325 - São Bernardo - São Paulo
(11) 4125-0054