Parque Ecológico Municipal Estoril de São Bernardo

Parque Ecológico Municipal Estoril foi inaugurado em 01/05/1955, com uma área total de 373.000 metros quadrados, sendo 220 mil m² de preservação ambiental em meio à vegetação típica de Mata Atlântica. 

Possui em sua área de visitação, zoológico com espécies brasileiras, muitas delas ameaçadas de extinção. 

O acesso ao parque para o usuário que vem da cidade de São Paulo é feito através da Via Anchieta até o km 29,5 quando ao entrar no trevo do Distrito de Riacho Grande segue-se pela Estrada Velha do Mar e na segunda rotatória entra-se à esquerda na Rua Portugal, que tem seu fim na sua entrada.

Histórico do Parque Municipal Estoril

Em 1952, a Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, através do prefeito Lauro Gomes, verificou que não existiam praças, parques ou jardins na cidade, a não ser a praça da Matriz. A Light Company, empresa de eletrecidade, possuía muitas propriedades fora da represa, áreas que se prestavam para um parque popular.

Um terreno de 60 mil m², situado na região do Estoril, era imune aos impostos, além de sua peculiaridade e pertencer a Light, era o ideal para a instalação do futuro Parque Estoril. Fez- se um acordo amigável entre a empresa e a prefeitura, concluída a transação no ano de 1953. Em 1954, deu-se início à limpeza dos bosques, à construção do acesso ao terreno, os primeiros quiosques, os sanitários e um poço para seu abastecimento; em seguida a inauguração. 

Nas administrações seguintes, o parque ganhou muitos melhoramentos. Foi construída a igrejinha do local a Capela de “São Bartolomeo”, novos sanitários e vestiários, nova sede da administração, quiosques, ruas internas, instalação de brinquedos e teleférico, mais a incorporação de 315 mil m² em sua área original. 

O Parque une a beleza da Mata Atlântica aos encantos da Represa Billings. Tem tudo que um turista procura em matéria de lazer, sendo considerado o Parque mais completo da Região do Grande ABC. 

É uma área verde, segura e bem cuidada. Além de oferecer pedalinhos, esportes náuticos, áreas de pesca, teleférico, turismo ecológico, zoológico, com animais de espécie em extinção, gastronomia, onde pode-se encontrar diversos restaurantes e bares com deliciosos petiscos e pratos de peixe, o Parque possui também uma prainha muito convidativa, onde se pode nadar e brincar a vontade, que bombeiros e salva-vidas garantem a tranquilidade.

O Zoológico de São Bernardo do Campo ou Zoológico do Parque Municipal Estoril foi inaugurado em 05/10/1985 e, além da visitação, tem como objetivos o estudo e a reprodução de animais selvagens e educação ambiental. 

Atualmente, possui em sua coleção mais de 64 espécies de répteis, aves e mamíferos, todos pertencentes à fauna brasileira. 

São 300 animais e entre eles espécies raras e em risco de extinção, que no Parque Estoril vem sendo reproduzidos em cativeiro, dentre as quais destaca-se o lobo-guará, papagaio-de-peito-roxo, jaguatirica e cachorro-vinagre, veado-catingueiro, entre outros. Participação dos Planos de Manejo: canídeos sul-americanos, pequenos felinos brasileiros e arara-azul. Além disso, o Zoo possui museu para visitas monitoradas, biblioteca para uso interno, ambulatório e cozinha.

— Devolveu o envelope circulado dentro de envelope timbrado da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo, com carimbo no verso: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo – Divisão de Turismo Parque Municipal Estoril, mais dois presentes: cartão-postal e folder do “Parque Estoril”.